Related Posts with Thumbnails
Blog Widget by LinkWithin

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CARNAVAL 2009

AGOGÔ SAMBA CARNAVAL

CHEGOU CAPRICHOSOS !

Glória a quem trabalha o ano inteiro, em mutirão...
O poder da criação
“A Caprichosos de Pilares vem com toda garra, vamos pra cima!”
É o que afirma o carnavalesco da escola, Sandro Gomes. Sua paixão pelo carnaval começou quando foi convidado para confeccionar desenhos para escola de samba Renascer de Jacarepaguá. “Foi lá onde tudo começou, depois fui parar no Império da Tijuca e agora quer ser campeão aqui na Caprichosos de Pilares” – diz otimista.
Para Sandro, o carnaval que mais marcou sua carreira foi do Império da Tijuca, quando trabalhou no enredo, “O Intrépido Santo Guerreiro” . “Esse enredo emocionou muita gente dentro e fora do samba. A escola ganhou a maioria dos troféus que uma agremiação pode receber. Afirma o carnavalesco, bem orgulho de sua obra.


José Cosme Pontes Tavares, ou Cosme, é diretor do barracão e trabalha há 26anos na Caprichosos de Pilares. Seu interesse pelo carnaval se deu através do pai, que o levava para participar e desfilar no UNIDOS DE SÃO ROQUE, um bloco que desfila na ilha de Paquetá.
Com uma carga horária de oito horas/dia, Cosme só tira férias após o carnaval. O problema é que a demanda de trabalho sempre aumenta, a partir de outubro/novembro. Até o dia do desfile chega a ficar 24 horas ‘ralando’ na produção do barracão.
“O trabalho é muito gratificante e vale a pena pelo que é construído. A equipe n barracão é formada por 32 pessoas na folha de pagamento e mais 30 que são frilas” – disse o diretor.
A média salarial desses trabalhadores do samba gira em torno de 150 a 600 reais por semana, dependendo da função. São soldadores, carpinteiros, eletricistas, aderecistas, escultores e costureiras que fazem o carnaval da escola junto com os 2500 integrantes que vão para avenida.

Os anônimos que fazem do sonho uma realidade




Há 10 anos, Jorge Meirelles Nascimento, o Jorginho, se dedica a construção de adereços e forração, para o desfile de carnaval. Com passagens no Salgueiro e Acadêmicos de Santa Cruz, e este é o primeiro ano de Caprichosos de Pilares. “A verdade é que o coração bate forte na hora do desfile, apesar de ter começado tarde no carnaval com 45 anos, a emoção é muito forte quando vejo passar na avenida, o que ajudei a construir” – completa.




Fabio Reis Lopez, o Fabinho começou a trabalhar no Boi Caprichoso de Parintins (www.parintins.com.br), há 12 anos realizando trabalhos de metalurgia. O talento pelo jeito vem de berço. O irmão que já trabalhava no ofício foi quem lhe iniciou.
Sem qualquer tipo de especialização, é praticamente um autodidata. “Meu trabalho é como um dom dado por DEUS”- afirma o amazonense. Fabinho veio para o Rio através de um convite recebido da direção do GRES Caprichosos de Pilares. “Estou realizando um sonho de trabalhar no CARNAVAL CARIOCA. É muito gratificante realizar e ver o trabalho pronto, no período intenso de quatro meses” – conclui com lagrima nos olhos.
Depois do carnaval Fábio volta para Parintins, onde há oito anos trabalha como artista plástico, fazendo esculturas, desenhos e também desenvolvendo estruturas para o Boi Caprichoso de Parintins. Conforme os desenhos que recebe por encomenda dos carnavalescos de um dos maiores espetáculos da Amazônia.

POR André Costa

seja o primeiro a comentar!