Related Posts with Thumbnails
Blog Widget by LinkWithin

terça-feira, 14 de julho de 2009

Império Serrano, Samba e Carnaval 2010

Começam as comemorações pelo centenário
de nascimento de mano Décio da Viola

Já raiou a liberdade / A liberdade já raiou / Esta brisa que a juventude afaga / Esta chama que o ódio não apaga pelo universo / É a evolução em sua legítima razão”. Quem seria capaz de não se emocionar com estes versos, mesmo sem saber que os mesmos foram escritos durante os anos de chumbo, período caracterizado por uma feroz atuação da ditadura militar brasileira? Por essas e muitas outras razões, a partir de hoje, comemora-se o centenário de nascimento de Mano Décio da Viola, autor do clássico “Heróis da Liberdade”, em parceria com o também inesquecível Silas de Oliveira.
A iniciativa de homenagear o sambista partiu da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em parceria com o glorioso Império Serrano e o Instituto Cultural Cravo Albin. Estão previstos shows na Praça da Apoteose e na Rua Mano Décio da Viola – que dá acesso ao Morro da Serrinha, em Madureira –, apresentações emocionantes de Jorginho do Império, encontros no auditório da ABI, com a presença de ilustres nomes do samba, um festival de música na quadra da verde-e-branca, o lançamento da biografia do artista, entre outras atividades.

O pontapé para o início dos festejos acontece esta manhã na Escola Municipal Mano Décio da Viola, em Jacarepaguá. Na ocasião, familiares do compositor que tantas vezes fez o povo cantar a história do Brasil – através de sambas como “A Paz Universal” (ou Conferência de São Francisco, da extinta Prazer da Serrinha), “Exaltação a Tiradentes” e “Medalhas e Brasões”, que fazem parte de seu imenso legado – assistirão às demonstrações de admiração e respeito à obra e memória do ícone imperiano.

Fonte: Cássia Valadão - Assessoria de Imprensa do Império Serrano

seja o primeiro a comentar!