Related Posts with Thumbnails
Blog Widget by LinkWithin

terça-feira, 2 de março de 2010

LESGA continua forte e unida

fotos de divulgação

Com apenas duas semanas depois do carnaval, a Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso do Rio de Janeiro (LESGA) realizou um almoço de confraternização entre os presidentes das escolas, em uma churrascaria, em São João de Meriti. A reunião serviu para referendar o resultado de 2010 e contou com representantes da maioria das agremiações, inclusive da campeã do Grupo de Acesso deste ano, a São Clemente, e da Alegria da Zona Sul, que estará na divisão no ano que vem. Somente o Império Serrano e a Viradouro – que desceu do Grupo Especial – não foram representadas.

O encontro pacífico veio mesmo a calhar. A apuração do resultado do desfile deste ano foi marcada por polêmicas e reclamações por parte de algumas agremiações, que contestaram notas dadas pelos jurados. O presidente da LESGA , Reginaldo Gomes, falou sobre a controvérsia. “Criamos a LESGA para oferecermos um espetáculo melhor para o público e termos mais condições de trabalho. Estamos aqui hoje para selar a paz. Tivemos uma apuração conturbada, mas queremos mostrar que o grupo continua forte e unido. O momento das notas é muito tenso e desgastante. O samba desperta paixões como o futebol, ninguém quer ver o seu time perdendo, todos querem a vitória e a consagração dos seus ídolos”, disse ele, que também é presidente da Inocentes de Belford Roxo, que conquistou o segundo lugar. “A Inocentes fez um grande carnaval. Algumas pessoas quiseram atribuir nosso resultado ao fato de eu ser também presidente da LESGA, mas nós entramos para ganhar, fizemos um desfile preparando quesito por quesito”, afirmou ele, ressaltando a força das escolas da Baixada. “O Grupo de Acesso está cheio de escolas tradicionais, e mesmo assim conseguimos um bom resultado, assim como as agremiações do Grupo Especial, que tem Grande Rio e Beija-Flor, entre as campeãs”.

Uma das escolas de samba que se consideraram prejudicadas com o resultado deste ano foi a Acadêmicos do Cubango, que ficou em nono lugar. O presidente Olivier Luciano Vieira, o Pelé, criticou os jurados. “Acho que eles precisam ter mais preparo. Não concordei com as notas que nos foram dadas nos quesitos de alegoria e mestre-sala e porta-bandeira. Fizemos um investimento para subir. É preciso que os jurados sejam treinados, participem de cursos, tenham seus currículos analisados antes de fazer parte do quadro de julgadores”, afirmou. Outra escola que foi penalizada foi a Renascer de Jacarepaguá, que ficara em segundo lugar, e com os pontos perdidos, caiu para o oitavo. Foi a segunda vez que a agremiação, que nunca esteve no Grupo Especial, bateu na trave. “Fizemos carnaval para sermos campeões, mas infelizmente não deu, por causa de uma pequena falha. Ficamos chateados, mas vamos para a briga de novo”, garantiu o presidente Antônio Carlos Salomão.

Encontros vão definir novo regulamento a partir de maio

Segundo Reginaldo Gomes, o regulamento para 2011 começará a ser definido em reuniões a partir de maio. Ele considerou o carnaval deste ano como positivo. “Foi um sucesso muito grande. O desfile fica a cada dia melhor, vemos que as escolas estão investindo mais no seu carnaval”, ponderou. Porém, ele ainda acha que é necessário vender melhor o espetáculo. “Precisamos gerar mais dinheiro. As escolas do Grupo de Acesso ainda recebem dez vezes menos do que as do Grupo Especial, e nós passamos por mais dificuldades”, afirmou.

O abismo financeiro que separa os dois grupos poderá ser conferido de perto pela São Clemente, vencedora do Grupo de Acesso neste ano. Entretanto, o presidente da escola, Renato Almeida, mostrou-se confiante num bom desempenho em 2011. “Sabemos que a briga é muito grande, mas nossa estrutura já é de escola de Grupo Especial, porque estivemos lá por muito tempo, voltamos para o lugar que nos pertence por direito”, lembrou ele, que falou também sobre o desfile deste ano. “Nós nos preparamos muito, investimos na comunidade, nas alegorias e fantasias. Achávamos que a prefeitura reclamaria do nosso enredo, sobre o Choque de Ordem, mas ele mostrou-se educativo e a cara da escola, irreverente e alegre”, disse ele.
Fonte: Assessoria de Imprensa
.

seja o primeiro a comentar!