Related Posts with Thumbnails
Blog Widget by LinkWithin

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Feijoada da Portela em homenagem a Caquinha

Evento faz parte do Viradão de Momo que acontece a partir desta quinta-feira na quadra da escola.
A edição da Feijoada da Família Portelense do mês de Janeiro(8), será em homenagem a um dos grandes compositores portelense. Otto Enrique Trepte , mais conhecido como Casquinha é o bola da vez na série de homenagens que a Portela vem fazendo as suas estrelas. Na adolescência e juventude, as predileções de Casquinha eram o futebol e o samba da quadra da Portela. Lá fez amizade com Candeia, com quem compôs sua primeira música, "Indecisão". Em 1953 seu samba "Brasil - Pantheon de Glória", em parceria com Candeia, Valdir 59, Bubu e Altair Prego, conquistou o carnaval para a Portela. Quando Paulinho da Viola chegou à Portela, foi seu primeiro parceiro, com "Recado". Suas primeiras experiências com gravações foram com o grupo Os Mensageiros do Samba, ao lado de Picolino, Bubu, Candeia, Arlindo Cruz e Davi do Pandeiro. O grupo chegou a lançar um LP pela Polydor. Depois integrou o Partido em 5 com Candeia, Velha, Anézio e Joãozinho da Pecadora, que gravou um disco com essa formação e um segundo volume com Wilson Moreira, Hélio Nascimento, Anézio, Candeia e Velha. É integrante da Velha Guarda da Portela, grupo que já gravou várias composições de sua autoria. Outros intérpretes que registraram suas músicas foram Beth Carvalho ("A Chuva Cai", "Gorgear da Passarada", ambas com Argemiro), Clara Nunes ("Outro Recado", com Candeia), Zeca Pagodinho ("Coroa Avançada", com Dolino) e Paulinho da Viola ("O Ideal É Competir", com Candeia, "Maria Sambamba", "Mudei de Opinião", com Bubu). Em 2001 lançou seu primeiro disco solo, "Casquinha da Portela", pela Lua Discos.

Os trabalhos começam cedo com o grupo do intérprete oficial da escola, Gilsinho e seus Capangas,que a partir das 13h, cantam o melhor de samba de raiz. Logo em seguida entra no palco a Velha Guarda show da Portela.
O evento faz parte do Viradão do Momo que acontece, a partir de quinta-feira, dia 6. Serão 72 horas sem parar de muito batuque e eventos culturais. A feijoada da família Portelense é uma das atrações.
Até sábado (08/01), todas as quadras das escolas de samba do Rio vão abrir as portas para os foliões proporcionando uma extensa programação gratuita.

Serviço:
Feijoada da Família Portelense- Homenagem a Casquinha
Data: 08 de Janeiro de 2010
Horário: 13h
Local: Quadra da Portela - Rua Clara Nunes, Nº 81- Madureira
Entada Franca
Prato da Feijoada: R$ 10 Reais
Fonte: Assessoria de Imprensa

seja o primeiro a comentar!