Related Posts with Thumbnails
Blog Widget by LinkWithin

domingo, 18 de março de 2012

Lago Eu Sou, Um Homem do Século XXI

Mário Lago

A vida e a obra de Mario Lago será contada em grande exposição realizada pelo Arquivo Histórico Nacional: Lago Eu Sou - Mário Lago um homem do século XX. Na abertura, marcada para o dia 26 de março, das 18 às 22h, Mario Lago Filho, curador, comandará uma roda de samba com a nata de sambistas da cidade.

A exposição será aberta ao grande público no dia 27 e poderá ser visitada até 24 de maio, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Em Lago Eu Sou o público encontrará imagens de Mário Lago superpostas por frases e versos autobiográficos, cartazes, cenas de novelas e peças teatrais, manuscritos, capas de livros e discos, além de imagens da boemia carioca, amigos, família, troféus.

De acordo com a Coordenadora Geral da Exposição, Mariana Marinho, a concepção da mostra foi executada de modo que o público sinta que está sendo guiado pelo próprio artista.

“A sala principal foi concebida como se o próprio artista estivesse recebendo o público em sua casa”, explica Mariana Marinho.

No subsolo, a montagem trará a proposta de um passeio cronológico sobre o desenvolvimento do artista e sua interação com os principais fatos do seu tempo, década a década. Será um registro de sua rica trajetória na história artística e política de nosso país. E quem assina a Coordenação de Pesquisa é Pedro Paulo Malta (Sassaricando). A direção de arte é de Beto Herriote a Produção de Adriana Schneider.

A exposição faz parte das comemorações em homenagem aos 100 anos de nascimento do ator, compositor e cidadão carioca Mario Lago. O objetivo é mostrar para as diversas gerações como Mario Lago influenciou e se deixou influenciar pela sociedade em que viveu – a qual chamava de “moldura do meu quadro”.

Todo o projeto de homenagem ao centenário tem, principalmente, o objetivo de afirmar a memória de Mário Lago como um patrimônio atemporal.

Lago Eu Sou conta com o patrocínio da Prefeitura e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Frases de Lago

“Eu era para me chamar Mario de Pádua Jovita Correia do Lago, mas nasci com mais de meio metro e menos de três quilos. Na hora do registro, meu pai pensou: e muito nome pra esse langanho levar pro resto da vida. Esta arriscado a nem vingar... Bota so Mario Lago. E olhe la!” (AFETIVO)

“Quem quiser cante a sua Lapa

Que eu, cá, vou chorar a minha

Lapa, cachaça zurrapa

Muy decadente rainha.” (BOEMIA)

“Eu era Partido, não era do Partido. Nunca assinei ficha de filiação. Sou marxista comunista autônomo.” (POLÍTICA)

Serviço:

Eu Sou - Mário Lago um homem do século XX

Abertura

26 de março de 2012 - das 18h às 21h

Com roda de samba - Mario Lago Filho e convidados

Exposição

De 27 de março de 2012 a 24 de maio de 2012, segunda a sexta das 10h às 18h

Local: Arquivo Histórico Nacional

Praça da República, 173 - Rio de Janeiro, RJ

Curadoria: Mario Lago Filho

Patrocínio: Prefeitura do Rio de Janeiro

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Fonte: Enildo do Rosário (Viola)/ Assessoria

seja o primeiro a comentar!