Related Posts with Thumbnails
Blog Widget by LinkWithin

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Liesa divulga modificações para o desfile de 2010


A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) aprovou, nesta quarta-feira (02/09), diversas mudanças no regulamento para o Carnaval 2010. A novidade fica por conta do aumento no número de jurados, que passou de 40 para 50. Com isso, a Liesa passa a descartar a maior e a menor nota de cada quesito. O grau mínimo a ser atribuído passou de 7 para 8. A Sapucaí terá ainda mais um módulo de julgadores que ficará no setor 2, totalizando cinco cabines.

O novo espaço ficará entre as antigas cabine 2, que será recuada, e a 3, que fica perto do segundo box da bateria, na altura da rua Salvador de Sá.




Para o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, a alteração vai deixar o julgador mais 'tranquilo' na hora de conceder a nota. "Agora, o jurado não saberá se a nota dada vai ser decisiva para o julgamento. Tem jurado que julga de maneira mais pesada e com essa mudança, nós vamos corrigir possíveis distorções", analisou o dirigente. "O objetivo é dar mais conforto. Com isso, também continuamos as tentativas de aprimorar o julgamento", finalizou.


O tempo máximo de desfile continuará sendo de 82 minutos.Elementos cenográficos ganham importância. Outra alteração importante se refere ao uso de tripés, que passaram a ser classificados pela Liesa como elementos cenográficos. A partir do próximo desfile, as escolas poderão usar seis deles com até duas pessoas em cima. Esses elementos poderão também ser motorizados. Antes, os chamados tripés deveriam entrar na Avenida sem pessoas em cima, senão eram considerados alegorias."É uma maneira de abrir espaço para a criatividade dos carnavalescos, fazendo com as escolas não gastem tanto como se tivessem que fazer mais uma alegoria. É mais uma ferramenta para contar o enredo", explicou Castanheira.


O quesito comissão de frente também sofreu modificações. Agora, os integrantes podem interagir à vontade com os elementos cenográficos que trouxerem. Antes, as comissões podiam ter apenas dois componentes subindo nos 'tripés'.O número de componentes também foi alvo de debates. Por fim, a Liesa pediu que as agremiações desfilem com o mínimo de 2.500 e o máximo de 4 mil pessoas. O número de alegorias previstas do regulamento continua sendo entre 5 e 8, no entanto, houve uma recomendação para que as agremiações tentem desfilar com apenas 7 carros.


A Liga também aprovou regras para valorizar mais o Desfile das Campeãs, que vai continuar com a participaçãp das seis primeiras colocadas. Em 2010, a escola que não levar um número mínimo de 150 ritmistas e 70 baianas será penalizada com a perda de receita. Elas também poderão desfilar somente com uma alegoria a menos do que no dia oficial de apresentações.


Fonte: O Dia

seja o primeiro a comentar!