Related Posts with Thumbnails
Blog Widget by LinkWithin

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Caprichosos de Pilares celebra o mundo samba

No último domingo (25/10), o Agogô esteve na homenagem inesquecível na quadra da Caprichosos de Pilares, em meio a muita feijoada e a uma homenagem às Velhas Guardas do mundo do samba. Evento, este, que prestigiou desde blocos carnavalescos, como os respeitáveis, Difícil e o Nome, Cacique de Ramos e Filhos de Gandhi, até as escolas do grupo de acesso como a Renascer de Jacarepaguá, Império Serrano, e Sereno de Campo Grande, Unidos do Cabral, Lins de Vasconcelos e é claro, não podendo faltar, as do grupo Especial, como as tradicionais Portela, Mangueira, Viradouro. Salgueiro, Imperatriz e outras escolas e blocos que abrilhantaram esse encontro.

A Caprichosos sempre fez grandes carnavais na Marques de Sapucaí, com desfiles marcantes e letras que até hoje reinam na memória popular. Para o próximo ano, a escola presenteia os foliões com a releitura do enredo que ganhou o Estandarte de Ouro em 1985, "E por falar em saudades". E com a comissão de carnaval e participação do mesmo carnavalesco daquele ano, Luiz Fernando Reis. Durante o evento, a quadra serviu como uma verdadeira passarela para aqueles que construíram a história do samba, e, trabalharam duro para transformá-lo no grande fenômeno, que representa para o Rio de Janeiro todos os anos.

Essa homenagem acontece uma vez por ano, e dessa vez o presidente Paulo de Almeida proporcionou a todos um show a parte. Nomes de peso estavam presentes, como o Chiquinho da Mangueira e a Odaléia Rosa Negra da Portela. A Velha Guarda da Caprichosos abriu o tapete vermelho do samba e recebeu a todos com muita alegria.













Posteriormente, representantes de escolas e blocos homenageados, um de cada vez, foram dando o ar de sua graça como todo carisma, e cantando sambas que fizeram história. Todas as mães de 2009 foram prestigiadas, assim como os primeiros casais de mestres-salas e porta-bandeiras do carnaval que em seus rodopios fizeram jus à beleza de seus estandartes.
Famosos do samba roubaram à cena, como por exemplo, Vitamina do Salgueiro, Joel de Paula Soares, com seu samba no pé. Vitamina chamou logo a atenção vestido de vermelho e branco dos pés à cabeça, assim como seu coração salgueirense. Sua energia excessiva condiz com seu nome no samba e este “jovem” de 68 anos, passista desde os quatro, ainda tem muitos carnavais a desfilar. Vitamina, emocionado, relata “... sempre que chego na avenida o povo levanta e canta meu nome e é isso que me faz dar o show com os mais de 380 passos que inventei ao longo dos anos...”. As mulheres também se destacaram e reinaram nas homenagens. Com a felicidade estampada no rosto Dona Eliete da Viradouro, “A cada festa a gente se rejuvenesce. O encontro com a Velha Guarda, com a nossa idade, marca como somos importantes e nós fazemos de tudo para preservar isso”.
Outro personagem ilustre que cumprimentou o Agogô, com um largo sorriso, foi Dona Edir, diretora do Departamento feminino da Portela, e ela também deixou o seu recado, “... vocês não podem deixar de assistir ao filme que fizeram para nós: Velhas Guardas”. O filme é do diretor Joatan Berbel e estréia na próxima sexta, dia 30 de Outubro no Cine Glória (Praça Luís de Camões, subsolo, ao lado do Hotel Glória).

O homenageado que fechou a apresentação foi o Cacique de Ramos, com a sua primeira ala representada pelos Guerreiros do Cacique e pela 2ª Princesa Katia Cristina. Em seguida, o Agogô teve que se despedir da quadra da Caprichosos, pois, caso ficasse mais cinco minutinhos por lá iria “caciquear e só parar na quarta-feira”...


Reportagem e Fotos: André Costa
Reportagem e Texto: Marianna Kiss

seja o primeiro a comentar!