Related Posts with Thumbnails
Blog Widget by LinkWithin

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Bateria cubanguense terá uma receita especial para agitar a Sapucaí

Foto: Diego Mendes
Mestre Jonas, Acadêmicos do Cubango

Ele chegou à agremiação e desde então, ser o regente principal da bateria do Acadêmicos do Cubango tem sido um dos seus maiores desafios. Quando chegou a Niterói, Mestre Jonas encontrou uma bateria formada pela comunidade do morro do Cubango e arredores, e precisou começar do zero para compor uma nova identidade na bateria, sem perder a raiz cubanguense:
- Cheguei aqui em março do ano passado, com um desafio muito grande de ter trocado uma escola do especial para vir a uma escola do Grupo de Acesso. Tem que ter muito coração para fazer isso, porque muita gente te abandona. Aí eu comecei na escola dando aula de caixa, repique, surdos de primeira, segunda, terceira, tamborim, chocalho. Eu gosto de dar aula, porque o samba não está tendo mais a raiz, que é o filho seguir os passos do pai. Eu prefiro ensinar aqueles que querem aprender, meu objetivo é esse, e meu sonho é montar uma escolinha de bateria na Cubango.

A Folgada da Cubango virá para o desfile de sábado de carnaval com cerca de 260 ritmistas representando Dr. Philippe Pinel, pai da psiquiatria mundial. Mestre Jonas virá representando Dr. Juliano Moreira. Segundo Jonas, a bateria virá com quatro bossas, mas não será o principal item da ala na avenida:
- A bateria vem com garra e coração. Não adianta fazer paradinhas de quatro tempos, de dez tempos se não ajuda o samba. As minhas paradinhas são para ajudar o samba. Oriento os meus ritmistas para colocarem o coração na Cubango. Temos quatro bossas, mas são em cima do samba, sustentando o samba. Ritmo, cadência e suingue serão os ingredientes principais para a nossa bateria sacudir a Sapucaí.

Com passagens pelo Sereno de Campo Grande, Salgueiro e Mocidade Independente de Padre Miguel, sua última escola, Jonas espera que o Acadêmicos do Cubango faça um grande desfile no sábado e convoca os sambistas para o grande espetáculo de sábado de carnaval:
- Todas as escolas trabalham o ano todo para fazerem seu carnaval. Peço que aproveitem todas as escolas. Quero que o público fique para aguardar a Cubango e assim escolher a campeã, e espero que seja o Acadêmicos do Cubango.

Fonte: Assessoria de Imprensa

seja o primeiro a comentar!