Related Posts with Thumbnails
Blog Widget by LinkWithin

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Lançamento de livros sobre Folclore e Carnaval

Capa: A Bandeira e a Máscara: a circulação de objetos rituais nas Folias de Reis

Serão lançados no dia 1º de setembro, às 19 horas, no auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro, no Catete, Rio de Janeiro, os livros A Bandeira e a Máscara: a circulação de objetos rituais nas Folias de Reis, de Daniel Bitter, e A dança nobre do Carnaval, de Renata de Sá Gonçalves.
O lançamento é uma realização do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / IPHAN / Ministério da Cultura e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS / UFRJ, em parceria com a Capes e a Associação Cultural Caburé.

CAPA: A dança nobre do Carnaval, de Renata de Sá Gonçalves.

Os pesquisadores centraram suas investigações em manifestações artísticas e culturais da cidade do Rio de Janeiro. Daniel Bitter estudou as práticas rituais de foliões de reis no morro da Mangueira, e Renata Gonçalves teve como universo de pesquisa a dança do casal de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Ambos trazem ao leitor os circuitos daqueles que fazem, dançam, tocam, aprendem e realizam suas tradições artísticas como importantes agentes culturais contemporâneos. Por meio da ação dos objetos materiais como a máscara e a bandeira, manipulados por foliões de reis e devotos, ou o pavilhão das escolas de samba que dá vida ao casal de mestre-sala e porta-bandeira, os autores descortinam a cultura popular pelo viés dinâmico de suas atuações. Estes trabalhos etnográficos colocam em foco as diferentes possibilidades de inserção social dos indivíduos e a diversidade das manifestações culturais na cidade do Rio de Janeiro.

Sobre os autores

A publicação da tese de doutoramento de Daniel Bitter foi financiada por meio de recursos do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS/UFRJ, da Capes, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / IPHAN e da Associação Cultural Caburé.

A publicação da tese de doutoramento de Renata de Sá Gonçalves foi viabilizada por meio de recursos do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém Doutores – PRODOC / CAPES e por intermédio do apoio do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS / UFRJ.

Serviço
Lançamento dos livros
A Bandeira e a Máscara: a circulação de objetos rituais nas Folias de Reis, de Daniel Bitter, 2010
A Dança Nobre do Carnaval, de Renata de Sá Gonçalves, 2010
Data: 01 de setembro, às 19 horas
Auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro
Rua do Catete, 179, (metrô Catete), Rio de Janeiro, RJ

Fonte: Carolina Grimião - Assessoria de Imprensa

2 comentários

Unknown disse...

amigoooooooooooooo ... publica uma matéria sobre o lançamento do meu livro ai tbm... como anda a vida??? to ralando mtoooo. vc tá no Rio?! Vou te ligar amanhã!!! bjocas
ass. Marianna Kiss

André Costa disse...

Bem vinda a sua casa, ela também é sua.
Já tem data?
Kiss pra você também.

Postar um comentário